SALMO 91 - SEGURO E PROTEÇÃO

Esse Salmo é a mais exata expressão da proteção e cuidado que Deus tem para com aqueles que acreditam e colocam a vida em Suas mãos. Nesse texto falaremos, de forma simples e didática o significado de cada versículo, um a um, para que você compreenda a mensagem de esperança, cuidado, refúgio e proteção que Deus oferece a você e sua família!!!

Horjana Comitre

Esse Salmo carrega muitas promessas preciosas com significados profundos e intrigantes, porém muitas pessoas acreditam que se deixarem a Bíblia aberta na página ou se ficarem repetindo incansavelmente os versículos do Salmo 91, conseguirão a proteção tão desejada. Deus nos criou para ter relacionamento pessoal e de intimidade com Ele, porque é através de relacionamento de intimidade que pessoas se conectam, se conhecem, se aproximam e desenvolvem o amor, e é justamente isso que Deus espera de nós, sendo essa a única forma de garantir que as promessas Dele se cumpram em nossas vidas.

Você já percebeu como começa esse Salmo? "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo”...  depois disso o Salmista começa a discorrer sobre as promessas, ou seja, há uma condição para usufruir as promessas, estar submisso ao Senhor, estar sob Seus cuidados. O mais fascinante é que Deus é tão exuberante e rico em amor que há somente uma condição para que você usufrua de inúmeras promessas de cuidado e proteção. Existe uma lei da física que diz: Para toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade... mas eu costumo dizer que a matemática do Reino é diferente e, nesse caso, para uma simples ação humana de submissão e reconhecimento do senhorio, há um transbordar de reação sobrenatural e impressionante de Deus.

Então, se você quer desfrutar de todas as promessas de Deus para Sua vida, eu disse TODAS... descubra esse “esconderijo”, porque quando você o encontrar, saberá que ali é o lugar mais seguro para estar.

Nessa breve explanação sobre o Salmo 91, você vai entender onde é esse “lugar” e que ele está mais perto do que você imagina, porém nem todos conseguem encontrá-lo.

O “esconderijo do Altíssimo” e a "sombra do Onipotente”, são expressões relacionadas a nossa comunhão com Deus e sua proteção. O “esconderijo do Altíssimo” nada mais é do que o nosso próprio coração. A Palavra diz que Deus habita em nós, que somos templos do Espírito Santo. Dessa forma, se você quer habitar nesse “esconderijo”, mergulhe dentro de você, veja sua real condição, reconheça que você comete erros e que esses erros te afastam de Deus, porque Ele é puro, Santo e não compactua com erros. Reconheça que só tem uma maneira de corrigir esses erros, apagá-los e recomeçar como se estivesse nascido de novo: JESUS. O sangue Dele, derramado na cruz, é a única substância capaz de limpar toda a sujeira que há dentro de nós e nos tornar limpos. Depois disso, tenha uma conversa franca com Deus, exponha seus erros, suas ansiedades, medos, e O convide para fazer morada em seu coração e mudar sua realidade... Reconheça Ele como seu Senhor, submeta-se a Ele... só assim você estará no “Esconderijo do Altíssimo” e poderá usufruir de toda a proteção e cuidado que há na “sombra do Onipotente”.

Viu que não é fácil encontrar esse lugar? É simples, mas não é fácil... porque não é simplesmente recitar algumas palavras “mágicas” e “abrir um portal” como muitos pensam, mas é sobre mergulhar dentro de você mesmo, um lugar que muitos fogem, porque é um lugar escuro, onde escondemos coisas que não queremos mexer... situações que não queremos confrontar . Tem pessoas que fogem desse lugar a vida toda, porque não querem admitir os erros ou mesmo expor suas fragilidades e seus segredos, mas é necessário, porque só assim, aquele lugar que era sujo, escuro e sombrio receberá luz, será tratado e limpo e se tornará o lugar ideal para Deus habitar...ali será o “esconderijo” Dele.

O Espírito Santo fará morada ali e você sentirá a plenitude de Deus e entenderá o que é confiar Nele...

Deus tem um cuidado todo especial conosco e, ainda que estejamos no epicentro da destruição, em meio ao caos, que tudo pareça estar desmoronando e, mesmo que nem tenhamos consciência do que está acontecendo ou prestes a acontecer ao nosso redor, Ele nos preservará, porque a presença do Espírito Santo em nós é o sinal, o selo do mundo espiritual mostrando que somos separados e pertencemos a Ele.

A verdade de Deus será seu escudo protetor e você não precisará ter medo de nada. Ele promete nos livrar de todo o mal... então acredite... Se Ele estiver em você e você Nele... nada irá atingir você e sua casa, pois Ele mesmo coloca uma cerca ao redor protegendo todos a sua volta. Isso fica bem claro na conversa que Deus tem com Satanás quando ele vai pedir permissão para tocar nas coisas de Jó: "Será que Jó não tem razões para temer a Deus?”, respondeu Satanás. “Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. (Jo1:9-10).

O “terror noturno” e a "peste que anda na escuridão” mencionadas pelo Salmista estão associadas àquelas situações que apesar de não enxergarmos, estão ao nosso redor, tentando nos derrubar, e às vezes nos apavoram e nos paralisam, como por exemplo alguns sentimentos como pânico, o medo, a ansiedade, a angústia, a insegurança, entre outros tantos.

As “setas que voam de dia” e a “mortandade que assola ao meio dia”, fazem alusão às ameaças visíveis que são lançadas em nossa direção, como acusações injustas, ofensas, provocações, perseguições e pessoas que tramam contra nós e fazem armadilhas ara nos derrubar.

Mas sabemos que com Deus, temos paz e segurança tanto de dia quanto na escuridão da noite, tanto nas situações que podemos enxergar, quanto naquelas que não vemos, porque Ele é a nossa luz e luta nossas guerras, mesmo aquelas que nem sabemos que existem.

O amor de Deus é tão impressionante, que Ele move os céus por nossa causa... Ele cuida, guarda, responde, protege, abençoa a todos que fazem d'Ele o seu escudo. Ele envia anjos para nos servir, para lutar por nós, para nos proteger e nos sustentar.

Estar com Deus não é sinônimo de proteção apenas, mas também de vitória, seja nas pequenas ou grandes batalhas, e mesmo que estejamos diante de alguma situação que pareça difícil ou perigosa, com grande poder de destruição ou morte, toda e qualquer situação se sujeitará a nós se tivermos a marca da promessa.

Esse livramento é resultado da comunhão com Deus. Quem ama verdadeiramente o Senhor é amado D'Ele, e todos os que Ele ama, são protegidos, recebem o livramento e são colocados em retiro alto, onde o mal não alcança.

E além disso, Ele promete estar conosco em toda e qualquer situação, responder todas as vezes que clamarmos por Ele e, além de nos livrar... nos honrar... nos dar vida longa... Ele nos promete a SALVAÇÃO, afinal esse é o plano perfeito de Deus e é o que Ele tem guardado para aqueles que Nele esperam!!!

Como você pode ver, esse Deus é tremendo, não tem como não amá-lo!!!Não perca tempo tentando encontrar segurança em coisas ou pessoas... O lugar mais seguro para estar é em Deus!!!

Você quer estar nesse lugar?

1️⃣ Desenvolva um relacionamento com Deus, tire um tempo para conversar com Ele, expor suas dificuldades, ansiedades, problemas...seus sonhos, suas conquistas, enfim, faça Dele seu amigo, seu Pai!

2️⃣ Deixe Ele falar com você... Leia a Bíblia, crie uma rotina de leitura e sempre que for ler, peça ao Espírito Santo que te ajude a entender.

3️⃣ Desenvolva relacionamento com outras pessoas que já possuem relacionamento com Deus, isso fortalecerá sua fé e irá te ajudar a crescer espiritualmente.

4️⃣Repita os passos 1, 2 e 3... de novo e de novo, até você sentir a presença de Deus... até sentir que Deus é parte de você...e que você parte Dele... 

5️⃣ E finalmente, quando você sentir essa presença tão latente dentro de você, a ponto de compreender que não é mais você, mas é Cristo vivendo em você... entenderá que esse é o esconderijo do Altíssimo, onde você e Ele habitam juntos!!!

O LUGAR MAIS SEGURO PARA ESTAR